Frete grátis para regiões Sul e Sudeste para compras acima de R$ 199,00* Dúvidas, ligue: 19. 3432 6068 Ajuda
BIO I: (19) 3432.6068 ou BIO II: (19) 3434.3878

Redes Sociais

Vídeos

Facebook

Instagram

Blog

Especial dia do Urologista - Dr. Silvio Luiz Cordeiro

Em homenagem ao Dia do Urologista, a Farmácia Biotipo conversou com o médico Silvio Luiz Cordeiro (CRM 40652), urologista do IUP (Instituto de Urologia de Piracicaba). O tema abordado foi prevenção e a saúde do homem, uma vez que essa especialidade interfere diretamente nesses quesitos.

Confira a entrevista: 
 
1 – Fale sobre a importância da urologia. Quando o homem deve visitar o urologista pela primeira vez? E com qual frequência?
A urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas do sistema urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga, uretra), bem como do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis).
Desde a infância, é esse médico que avalia os problemas de desenvolvimento peniano, alterações de testículos, fimose e acompanhando os meninos até a sua adolescência. Nesta fase vem o acompanhamento da puberdade, orientando-os nos aspectos da sua sexualidade e desenvolvimento.
O adulto jovem necessita frequentemente deste profissional no que diz respeito a distúrbios sexuais, doenças sexualmente transmissíveis (DST), questionamentos com relação a tamanho do pênis, entre outros fatores de dúvida do desenvolvimento sexual. Tem sido cada vez mais frequentes os homens, por ocasião do casamento, procurarem o urologista para exames pré-nupciais e planejamento familiar, assim como as mulheres procuram o médico ginecologista.
Após este período, quando o homem já tem sua família constituída, o urologista é procurado para discussão de problemas conjugais, bem como para realizar a vasectomia para controle da natalidade, cirurgia esta pouco invasiva, realizada em caráter ambulatorial, com anestesia local e com grande índice de sucesso. Muitas vezes, após a vasectomia e em um novo casamento, este homem recorre ao urologista para fazer a reversão da cirurgia ou questionar outros métodos de fertilização assistida.
A partir dos 40 anos, o urologista pode iniciar um acompanhamento anual da próstata em virtude dos elevados índices de câncer nesta glândula (cerca de 10% da população). Os índices de cura desta doença são elevados quando o diagnóstico é feito precocemente. Estes exames devem ser realizados anualmente, com o exame digital da próstata, exames de PSA (sangue) e ultrassonografia com biópsias quando necessárias.
Na terceira idade, além destes problemas com a próstata e aumento do risco de câncer nos demais órgãos tratados pelo urologista, o “fantasma” da disfunção erétil (impotência sexual) e a deficiência androgênica dos homens maduros (DAEM/Andropausa) se mostram com frequência. É o urologista quem diagnostica as causas da disfunção erétil (problemas vasculares, hormonais, neurológicos e/ou psicológicos), assim como realiza o tratamento medicamentoso, hormonal, bombas de vácuo, injeções intra-cavernosas ou prótese peniana.
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante a ejaculação.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Estimam-se 68.800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil, no ano de 2014. É considerado um câncer da terceira idade, já que aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais.
 
2 – Quais são os sintomas do câncer de próstata? 
Geralmente, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso, é fundamental que o homem faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.
 
3 – A prevenção é sempre o melhor remédio. Porque é tão importante fazer o exame de próstata? Como é o exame de próstata? A partir de qual idade o homem deve começar a fazer o exame?
O exame de rastreamento (detecção precoce), geralmente é realizado pelo exame do PSA e pelo exame digital da próstata (o toque retal). O preconceito relacionado aos exames ainda é a maior barreira para o diagnóstico precoce. Um estudo europeu demonstrou que os homens com idade de 55 a 69 anos são os que mais se beneficiam quando submetidos aos exames periódicos.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Ministério da Saúde recomendam o início do rastreamento do câncer de próstata, em pacientes com história familiar de câncer de próstata ou mama, a partir dos 40 anos e para os que não têm estes fatores de risco aos 50 anos.
Se há suspeita de câncer de próstata, pela elevação do PSA ou pelo toque retal alterado, o paciente deve ser submetido à biópsia prostática guiada por ultrassonografia transretal. Que é um exame realizado pelo urologista ou radiologista, sob sedação ou anestesia local, onde são retirados alguns fragmentos da próstata e analisados pelo médico patologista em busca de células malignas.
 
4 – Como é o tratamento? 
O tratamento depende da fase da doença, que pode ser dividida em tumor localizado, localmente avançado ou metastático. O tratamento do tumor localizado e localmente avançado pode ser cirúrgico ou radioterápico. O tratamento padrão ouro para estes tumores, em pacientes com boas condições clinicas, é a cirurgia, chamada de prostatectomia radical. Este procedimento apresenta uma chance de cura um pouco maior que a radioterapia e com índices de complicações semelhantes. Podendo ser realizado pela via aberta (convencional), laparoscópica ou laparoscópica assistida por robô.
As vantagens das técnicas laparoscópica e laparoscópica assistida por robô sobre a convencional são: menor sangramento intra-operatório, com menores riscos de transfusão sanguínea; melhor preservação dos nervos do pênis e esfíncter, resultando em menores índices de impotência e incontinência urinária; menos dor no pós-operatório; melhores resultados estéticos; e um menor tempo de uso de sonda vesical no pós-operatório.
O tratamento do tumor metastático baseia-se no bloqueio hormonal da testosterona, inibindo assim o crescimento da massa tumoral sendo frequentemente um tratamento adicional importante. Podem ser utilizados vários tipos de drogas com eficácia e efeitos colaterais variáveis que devem ser levados em conta no momento da escolha do tratamento.
 
5 – Ainda existe o preconceito em torno do exame? Como o Dr. Avalia a evolução desse tema?
Com o esclarecimento da população, por meio das mídias, campanhas, exames periódicos das empresas, e outras,  o exame digital da próstata (toque retal),  tem sido encarado com naturalidade pela população masculina. Há anos atrás, existia certo preconceito, com relação à masculinidade, e outros fatores, porém, atualmente o urologista tem sido procurado pela população masculina acima de 40 anos, a qual esta bastante esclarecida sobre o tema. 
Vale a pena salientar que as esposas, parceiras tem importância fundamental nestes exames, pois as mulheres de há muitos anos já realizam exames preventivos, e sabem muito bem da importância dos mesmos.  Hoje a medicina, em praticamente todas as áreas é preventiva, realizando exames e diagnosticando problemas antes que deem sintomas, com isto facilitando o tratamento, melhorando e prolongando a qualidade de vida .
 
11/09/2017 Biotipo Nenhum Comentário   27

Deixe seu Comentário

Loja Virtual

Formas de pagamento

A Biotipo

  • Institucional
  • Legislação
    Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante a apresentação da receita e o meio pelo qual deve ser apresentada ao estabelecimento. Os medicamentos sob prescrição médica só serão manipulados mediante apresentação da receita, enviada via fax ou e-mail “Digitalizado”. Evite a automedicação, medicamentos podem causar efeitos indesejados: Procure sempre um médico ou informe-se com um farmacêutico. Biotipo Farmácia de Manipulação ME - CNPJ: 03.788.376/0001-09 | I.E: 535.325.513-113. Farmacêutica Responsável: Ana Paula Bianco - CRF/SP 29.614 - Autorizações ANVISA: AFE nº 25351/0001-09 Auto/MS: 0.07629.0 Matricula: 32155Certidão de Regularidade federal: 32231 | Licença SIVISA nº CEVS 353870901-477-000003-0-0. Alvara de funcionamento: 196/2003 CPD: 582514 | Alto de vistoria do corpo de bombeiros nº708356
  • BIO I: R. Regente Feijó, 1140
    Alemães Piracicaba SP
    Fone 19. 3432 6068
  • BIO II: R. 13 de Maio, 725
    Centro Piracicaba SP
    Fone 19. 3434 3878
© Biotipo Farmácia de Manipulação 2000 - 2016. Todos os direitos reservados.
Biotipo Farmácia de Manipulação ME - CNPJ: 03.788.376/0001-09 | I.E: 535.325.513-113.
Planejamento Design Lycbr | Desenvolvimento index soluções
© Biotipo Farmácia de Manipulação 2000 - 2016
Todos os direitos reservados.
Biotipo Farmácia de Manipulação ME - CNPJ: 03.788.376/0001-09 | I.E: 535.325.513-113.
BIO I: R. Regente Feijó, 1140 | Alemães Piracicaba SP
Fone 19. 3432 6068
BIO II: R. 13 de Maio, 725 | Centro Piracicaba SP
Fone 19. 3434 3878

Legislação

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante a apresentação da receita e o meio pelo qual deve ser apresentada ao estabelecimento. Os medicamentos sob prescrição médica só serão manipulados mediante apresentação da receita, enviada via fax ou e-mail “Digitalizado”. Evite a automedicação, medicamentos podem causar efeitos indesejados: Procure sempre um médico ou informe-se com um farmacêutico. Biotipo Farmácia de Manipulação ME - CNPJ: 03.788.376/0001-09 | I.E: 535.325.513-113. Farmacêutica Responsável: Ana Paula Bianco - CRF/SP 29.614 - Autorizações ANVISA: AFE nº 25351/0001-09 Auto/MS: 0.07629.0 Matricula: 32155Certidão de Regularidade federal: 32231 | Licença SIVISA nº CEVS 353870901-477-000003-0-0. Alvara de funcionamento: 196/2003 CPD: 582514 | Alto de vistoria do corpo de bombeiros nº708356
Planejamento Lycbr | Desenv. index soluções